Saúde das Unhas Como cuidar da saúde das suas unhas

Myl/ julho 8, 2011/ 16 comments

Oi, Menininhas Lindas! Já pensaram no fato de que a Saúde das Unhas faz parte dos cuidados com a nossa beleza?

Às vezes me perguntam como cuido das unhas, porque elas estão sempre – na medida do possível – pintadas, grandinhas e bonitas.

Resolvi fazer um post sobre o que uso nas unhas além de esmalte… 😛 Aqui vocês não vão ler nada de extraordinário ou fabuloso, são apenas coisas me que aprendi fazendo, perguntando, intuindo ou imitando…pra poder cuidar melhor da Saúde das Unhas

Acho graça quando as pessoas olham pras minhas unhas e perguntam se eu lavo louça, lipmo casa, etc… SSSSSSiiiiiiimmmm!! Eu sou Dona do meu nariz, mas também sou Dona de Casa.

Aqui vou falar sobre coisas que eu faço no meu dia a dia, porque gosto, sei, deu certo comigo  Não tem patrocinador, não tem conselho e nem formação de opinião, ok?

Então….

LUVAS

Luvas - Saúde das UnhasImagem daqui

Um item que é básico no quesito Saúde das Unhas. As luvas protegem sua pele e suas unhas de produtos excessivamente abrasivos que as prejudicam e comprometem o brilho e a durabilidade do esmalte.

Caso você nunca tenha usado luvas antes, pode ser que no começo você fique meio sem jeito ou sem tato.

Existem luvas que tem textura anti derrapante e o segredo é você escolher o tamanho certo para as suas mãos.

Já aconteceu de eu usar grandes demais e elas atrapalhavam meus movimentos e a firmeza na hora de segurar a louça e quando usei luvas pequenas demais elas me apertavam.

Isso pode até fazer com que elas rasguem na hora de você retirar ou colocar. É importante que elas fiquem justas, mas confortáveis.

ESPONJA

Sabiam que existe uma esponja que promete proteger as unhas na hora da lavagem de louça e ou da faxina? – eu usei e gostei muito e adotei na minha rotina de Saúde das Unhas.Esponja - Saúde das Unhas

Não sei se fotografei de um jeito que dá pra ver os detalhes…Lavar Louça com Esmalte Holográfico deveria ser proibido por lei – #soulouca?

HIDRATAÇÃO

Eu sempre gostei de usar hidratante. Tenho cremes espalhados por lugares estratégicos. Cabeceira da cama,  “penteadeira”, bolsa, gaveta da mesa do trabalho, Mochila.

E também é importante hidratar as cutículas antes de pintar as unhas. Eu contei como foi que montei meu próprio kit de hidratação aqui –  

E eu nunca  – nunca mesmo –  removi cutículas. Só hidrato muito e muito raramente retiro alguma pelezinha teimosa que se atreva a levantar. para a Saúde das Unhas, antes de esmaltar,  é importante retirar qualquer resíduo de creme da unha pra não comprometer fixação do esmalte, certo?

Eu faço isso com um algodão seco – quem me ensinou foi a Linda da Verinha, porque antes eu lavava as mãos depois de ter hidratado na hora de pintar.

Falando em hidratação…uma coisa curiosa:

Eu acho esquisito quando ouço ou leio que unha respira… Se ela respirasse, estaria roxa, morta e com a língua de fora quando você retirasse o esmalte.

O que eu acho que acontece com a unha que fica muito tempo coberta com esmalte é ressecamento. Então, o jeito é hidratar, hidratar e hidratar. Isso é a minha opinião pessoal, individual e leiga, ok? Ok, mesmo? Então ok! 😛 Mesmo assim, as minha unhas  “dormem” “nuas” de Sábado pra Domingo…

Esses “Cremosos” aí são Indispensáveis e Inseparáveis para a Saúde das unhas !

Essas Fotos são da semana passada – Hidratadas, Amareladas e Nuas… :O

ESMALTAÇÃO

Eu jamais uso esmalte sem aplicar a base antes. É isso que evita que a unha fique muito manchada ou amarelada. Isso talvez seja a grande sacada para aliar beleza à Saúde das Unhas

O Extra brilho eu não uso sempre. Só naqueles esmaltes que insistem em só cobrir depois da 745.258.652ª camada ou pra dar uma realçada na cor caso eu fique mais de três dias com o mesmo esmalte.

Descascou? Removo! Alguns Extra brilhos  – mesmos os mais famosos – alteram a cor do esmalte e/ou dão uma “derretida” nele, comprometendo a limpeza dos cantinhos – o esmalte meio que “escorre” para os cantinhos que eu levei séculos pra limpar com acetona ou removedor de um jeito que não apareça na Foto do Swatch…

Em compensação os Secantes em Spray são fabulosos, pena que são tão caros!

Esses são os  que eu uso! Carimbei umas rosinhas Brancas no Esmalte Vermelho – Que tal?

Eu não sinto muita diferença nas unhas usando acetona ou removedor. Reparei que a acetona é mais rápida para remover esmalte com glitter ou esmalte muito escuro. Eu uso acetona mais concentrada pra limpar os cantinhos e removedor para tirar o esmalte da unha toda.

Falando e Retirar o esmalte da unha…

Ainda vou lançar uma campanha junto à ANVISA e ao PROCON (#ALOKA):

Esmaltes que só cobrem a unha depois da terceira camada deveriam ser obrigados por lei a trazer esta informação no rótulo.

Já pensou?  Tenho birra com esmalte ralo, implicância. Reclamo mesmo. Se ele não cobrir com a segunda camada, vai pra caixinha dos “Bonitinhos, mas ordinários”.

Muitas camadas de esmalte fazem com que as unhas demorem de secar, borrem com qualquer esbarrãozinho de nada, fiquem marcadas e cheias de bolhas.Sem falar que a esmaltação descasca muito mais rápido.

Colocar removedor de esmalte, acetona ou óleo de banana no esmalte para recuperar a fluidez nunca nem sempre dá certo. O esmalte fica ralo demais, perde o brilho e descasca muito mais rápido.

Eu não tenho pena de esmalte endurecido ou decantado. Ressecou, não me serve mais. “Ahh, Myl… mas tem aquele querido, fofo amado, idolatrado, carinho, descontinuado…” Eu já pinguei extra brilho e até recuperador de esmaltes específico… Não deu certo.

E aí, algo que vocês já não saibam ou já façam?

Me contem aí nos comentários como é que vocês cuidam da saúde das unhas e como é a esmaltação de vocês! Vocês sabem algum truque legal para esmaltar, hidratar, fazer com que o esmalte dure mais…Hein?

Lembrando novamente que aqui eu descrevi o que eu faço, do meu jeito doidinho e e sem tempo, ok?

Beijos cheios de Carinho nas suas bochechas hidratadas e saudáveis!

Salvar

Salvar

Seu Comentário é muito Importante!

Comentários

Share this Post

About Myl

Myriam Cedro - Pode chamar de Myl! É Graduanda (em 2015 esse incômodo "n" sai daí!) em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Apaixonada por Esmaltes, Gatos, Corujas e Café! Nas horas vagas (que vagas?) vem aqui e tenta nos divertir e informar com o pouco do que sabe e com quase tudo daquilo do que gosta neste mundo colorido dos Esmaltes e Meninices. Por favor, não copie as fotos dela sem a expressa autorização e não as reposte em hipótese nenhuma sem dar os créditos da autoria e "linkar" este humilde Blog. Ela te implora!