Removendo ou limpando os excessos da esmaltação

Myl/ setembro 5, 2015/ 21 comments

Oi, Menininhas!

O Post de hoje é meio Multitemático (isso existe?), porque além de mostrar dois esmaltes eu ainda trago algumas dicas muito legais ( isso vai ficar por conta de vocês acharem também…) de Esmaltação que uso na minha rotina.

Banner_Dicas de Esmaltação

Eu sempre começo pela remoção total do esmalte anterior. Vamos às dicas?

  • Lixe suas unhas antes de remover o esmalte anterior – se ele não estiver com as pontas muito descascadas – isso ajuda a controlar melhor o tamanho e o formato que você deseja dar às suas unhas.
  • Hidrate as mãos antes e depois de remover o esmalte velho, evita o ressecamento da cutícula. A cutícula hidratada facilita a esmaltação, acreditem!

Esta semana eu estava com o Nova York da Anita:

Nova York_Anita_Frasco

Tem aquele tom de Roxo que eu já disse que é minha paixão absoluta, e que como todo esmalte do tom dele, se você não usar logo ele “apodrece e decanta” – Tenho certeza que se você gosta desse tom, tem um esmalte assim na sua caixinha ou já jogou algum no lixo exatamente por causa disso – As experts em esmaltes/química dizem que a culpa é da instabilidade deste pigmento em contato com os outros componentes da fórmula…  Eu me recolho ao ódio que sinto quando isso acontece.

Quero assinalar que, Miraculosamente, achei esmaltes da Marca Anita aqui em Salvador, na Bel do Shopping Barra!

Nova York_AnitaNão vou me alongar muito sobre as características do esmalte, porque hoje o foco do post deve ficar nas dicas (pelo menos é o que eu desejo!).

Nova York_Anita3

Ele cobriu com 3 camadas, o fechamento da cor foi uniforme e seca com semi-brilho – eu quero dizer que ele não é fosco… mas não tem o brilho de um cremoso.. Achei o acabamento meio emborrachado, entendem? (Eu tentei!) – Como eu já falei.. isso pode ser facilmente “corrigido” com uma camada do extra brilho da sua preferência…

Nova York_Anita2

Vamos às dicas, antes que o post fique gigante e ninguém leia: ( Aliás, vocês têm alguma coisa contra posts grandes?)

É  preciso dizer que as dicas aqui podem servir muito mais pras meninas que estão começando a fazer as unhas agora…

Às experts, peço que acrescentem suas dicas de ouro nos comentários! todas nós agradecemos!

  • É Importante separar tudo o que a gente vai usar na hora de fazer as unhas, pra ganhar tempo e evitar borrar o esmalte tendo que buscar algum apetrecho na caixinha.
  • Hidrate bem as mãos e cutículas, sempre!
  • Faças as unhas num lugar com iluminação adequada.
  • Tenha sempre produtos de qualidade, desde o esmalte, passando pelo removedor, algodão… Nem sempre o barato é o pior.. nem sempre o mais caro vai atender às necessidades específicas de cada uma.
  • Nunca deixe de usar uma base de qualidade antes de aplicar o esmalte.
  • Evite ao máximo retirar cutículas com alicate. Existem meios alternativos de remoção muito mais práticos, seguros e saudáveis.

Hoje eu vou falar sobre remoção de esmalte e de limpeza dos cantinhos.

Para remover o esmalte eu uso:

Algodão de boa qualidade. Às vezes a gente nem se liga muito nesses detalhes, mas o algodão precisa ser macio e não soltar fiapos… quanto mais claro e menos “brilhante” for o algodão, mais absorvente e melhor ele será, principalmente se o colocaremos em contato com a pele.

Quem nunca terminou de fazer as unhas e deu de cara com um fiapo enorme de algodão grudado na unha? (no meu caso são pêlos de gato que sempre fazem participação especial aqui)

Algodão_Cotton LineEsse, em “bolotas” eu recebi da Cotton Line para testar e resenhar e estou adorando, pela praticidade.

Cotton_Line_Algodao Bola

Ele é ideal não só para a remoção de esmaltes, mas ajuda também na hora de remover maquiagem, limpeza de pele, aplicação de cremes, polimento e o que mais você precisar.Tem também a versão colorida e as embalagens são de 30, 40, 50 e 95 g.

Nos próximos posts eu mostrarei mais produtos da marca que recebi, sempre atrelando o uso deles à rotina de cuidados e beleza, tá certo?

Eu não fico esfregando o chumaço de algodão várias vezes sobre a unha com o removedor.. isso espalha esmalte e mancha a pele.

  • Eu separo o algodão em pedaços menores, que possam envolver a “ponta dos dedos” e a unha:

Algodão Cotton LineMolho cada um deles no meu removedor de esmaltes:

Porta Acetona

E envolvo cada unha:

Removendo Esmalte

Um ou dois minutos de tempo de espera é tempo mais do que suficiente… quando eu noto que o algodão já está ficando da cor do esmalte, é hora de remover:

Removendo Esmalte2Eu removo pressionando um pouco e puxando de uma vez só, para fora do dedo. isso faz com que o esmalte saia praticamente inteiro, vejam:

Removendo Esmalte3Isso evita aquele esfrega-esfrega na unha no dedo e aquele troca-troca de algodão, esfrega mais…troca de algodão de novo…

Depois de fazer isso nos dez dedos.. eu faço a limpeza fina com outro chumaço limpo embebido no removedor, hidrato e enxáguo…

Lembrando que para aqueles esmaltes que grudam feito tatuagem (glitters, por exemplo), eu uso luvinhas descartáveis para abafar por um tempo de três minutos – Acho bem mais prático e econômico do que o truque dos pedaços de papel alumínio:

Luva Descartável_ManicureQuantas vezes você já desistiu de usar aquele esmalte com Glitter Leeeeeendoooo, porque pensou na maratona que seria pra remover o danadinho depois?

Já falei da praticidade do uso dessas luvinhas aqui neste post, onde eu contei também como eu faço meu próprio kit de hidratação para mãos, unhas e cutículas.

Também tenho uma dica que aprendi com a minha amiga Juliana, que ajuda muito na hora de remover os excesso de esmalte na hora de fazer as unhas!

Observando por aí o advento das tais “esponjas mágicas” e caríssimas para remover esmaltes e os diversos tutoriais que surgiram na internet para que pudéssemos fazer as nossas em casa, essa dica é do tipo 2 em 1:

O tutorial para fazer a esponja e o como ela pode ser “adaptada” num tamanho reduzido pra ajudar a limpar os cantinhos na hora de esmaltar!

Você vai precisar de:

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua

 

  • Uma Esponja – pode ser de Louça ou de Banho – Nova, sem uso (isso de ser nova e sem uso não é óbvio?) 😛
  • Um chumaço de algodão.

Removedor de Esmaltes com Óleo de ArganO Removedor de Esmaltes da sua preferência. Pode ser acetona? Pode também. Eu uso removedor porque faço muitas esmaltações de uma vez só para fotografar e mostrar aqui no blog. Os removedores, principalmente aqueles que contem algum agente emoliente ou hidratante agridem menos as unhas e as cutículas. Este da Farmax é ótimo, além da relação custo-benefício ser muito grande – comprei 500ml por R$9,50. Tem algumas meninas que reclamam um pouco da fragrância. Eu não acho muito forte.

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua2Um Recipiente pequeno que possa ser fechado com eficiência – lembrando que a gente vai colocar acetona aí.. então.. quando não estiver sendo usado, tem que estar bem fechado. Este é reaproveitado de cápsulas feitas em farmácia de manipulação. Mas eu tenho aqui um que eu reaproveitei de embalagem de pastilhas “menthos”, Já fiz também com aqueles coletores para exame de urina (Novos, sem uso… de novo – Óbvio, né?). E são vendidos também em lojas que comercializam artigos para perfumes, cremes artesanais.

Primeiro, eu retiro a parte mais grossa da esponja, caso ela tenha – nas esponjas de pia ela costuma ser verde escuro. É só puxar na divisória entre os dois materiais que as partes separam. Divido a esponja em duas partes, cortando pela parte mais comprida.

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua3

Depois de dividir a esponja você vai colocar uma parte em cima da outra, enrolar como se fosse um “rocambole” e encaixar dentro do frasco. Repare que dependendo da largura/altura do seu frasco, você pode precisar de mais de uma esponja e/ou não vai precisar cortá-las ao meio.

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua4Com o seu “rocambole” de esponja já acomodado dentro do frasco, você vai acrescentar o removedor:

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua5A esponja não deve ficar submersa/nadando no removedor, apenas bem encharcada/embebida…. Até aqui a gente fez a esponja removedora de esmalte…

Para poder adaptar para um acessório que vai te ajudar a limpar os cantinhos enquanto esmalta, Por último, você vai acrescentar um chumaço de algodão:

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua6Pressione o chumaço de algodão para que ele absorva um pouco do removedor.. Lembrando que o meu removedor é amarelinho por causa do corante da fórmula, que tem óleo de argan.

Enquanto eu esmalto, retiro o excesso de esmalte com um palito de osso: Limpo o excesso do esmalte ao redor da unha, e em eseguida limpo o palito  no potinho,trago o palito para a unha de novo…

Modifiquei  a ponta do meu palito de osso usando uma lixa para que ele ficasse menos pontudo e afiado, com a ponta mais arredondada, para contornar melhor a unha enquanto o esmalte ainda está “molhado”. Eu só uso o palito de madeira que tem a ponta mais fina quando vou limpar a pele com o algodão embebido em removedor.

Veja a diferença de um palito de osso com a ponta original e outro com ela  modificada:

Para que serve palito de ossoO Palito de osso desliza melhor no contorno da unha, facilitando bastante a limpeza.

Tirem as crianças da frente da tela:

Esmaltação Incabada

Uma dica muito boa é usar o palito o mais inclinado possível, quase deitado, para retirar o excesso de esmalte enquanto pintamos a unha. E é aqui que o nosso potinho vai entrar em ação:

Esponja Removedora de Esmaltes_Faça a sua7É nele que eu limpo o palito enquanto esmalto. Não mancho toalhinha, paninho… não limpo na minha pele.. não fico tendo que fazer malabarismos. Somado a isso… tem o fato de que o palito vem úmido de removedor e a limpeza sai bem mais caprichada.

Isso é uma dica boa para as manicures também. A cada cliente/cor de esmalte, ela pode trocar só o chumaço de algodão.. Evita ficar manchando toalha e com a mão/pele toda respingada de esmalte ressecado, que ela vai tirar só no final do expediente… Quanto ao removedor, basta repor quando parte dele evaporar.

A limpeza final eu faço do modo tradicional, com palito de madeira e algodão embebido em removedor:

Palito de Madeira_Algodão_Removedor

Limpar os cantinhos, pra mim… é a parte mais demorada, cansativa e enjoada de fazer as unhas… As meninas que tentam fazer as unhas em casa, geralmente se desanimam por causa disso… é muito complicado, principalmente com a mão que a gente não domina.

Porta Acetona2

Eu, mesmo com “toda” a prática ainda me pego tropeçando em alguns esmaltes escuros. E tem um agravante: eu pinto as unhas também para fotografar e com lente macro… aí, as imperfeições que não são vistas “a olho nu”, certamente vão aparecer nas fotos.. E se tem uma coisa feia de se ver, é foto de unha com a limpeza precária… né?

Como Limpar Esmalte EscuroUm bom “truque” que eu aprendi com a minha mãe em termos de limpeza em geral…  é: Quando achar que terminou, que está bom, limpe mais uma vez… 😀

O Post ficou gigante.. e se você chegou até aqui, fique com todo o meu carinho e um beijo cheio de gratidão!

Deixem aí nos comentários as dicas de limpeza de cantinhos que vocês tem ,para que todo mundo, inclusive eu, possa aprender!

Até a próxima!

Assinatura Post

Seu Comentário é muito Importante!

Comentários

Share this Post

About Myl

Myriam Cedro - Pode chamar de Myl! É Graduanda (em 2015 esse incômodo "n" sai daí!) em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Apaixonada por Esmaltes, Gatos, Corujas e Café! Nas horas vagas (que vagas?) vem aqui e tenta nos divertir e informar com o pouco do que sabe e com quase tudo daquilo do que gosta neste mundo colorido dos Esmaltes e Meninices. Por favor, não copie as fotos dela sem a expressa autorização e não as reposte em hipótese nenhuma sem dar os créditos da autoria e "linkar" este humilde Blog. Ela te implora!