Limpeza dos Cantinhos – Dica de Esmaltação

Oi, Gente! Dia desses eu estava fazendo uma arrumação no disco rígido do notebook, e revisitando posts antigos do Blog… foi quando eu me atentei pra uma coisa…. Minha Maior dificuldade na hora de Esmaltar é a Limpeza dos Cantinhos.

Ao longo desses quase sete anos pintando, fotografando e postando unhas, não é que a minha esmaltação melhorou consideravelmente?

Tem posts e fotos antigos que eu tenho vontade de apagar, dada a falta de habilidade em acabamento dos cantinhos… muito sofrível… Coisa do tipo: como eu tive coragem de postar isso? “Xápralá”!

Que fique bem claro que o “dislike” é pra esmaltação e não pro esmalte…Foto de 2011

Daí eu resolvi postar hoje algumas dicas, que podem até  parecer meio óbvias para quem tem prática já “estabelecida” em fazer as unhas… relacionadas a um passo importante e sobre o qual eu sempre recebo mensagens com dúvidas no e-mail e na caixa de entrada dos bate papos nas redes sociais do Blog.

Até mesmo nos salões de manicure, é recorrente o comentário de que sempre (em menor ou maior grau) há uma certa “dificuldade” no quesito “Limpeza dos Cantinhos”.

Eu mesma sou danada pra “fugir” de esmaltes muito pigmentados quando tenho pouco tempo para limpar os cantinhos… ou quando pinto as unhas à noite.

Há quem não se preocupe muito nesse quesito… Já vi declarações até engraçadas, do tipo: “Não estou nem aí… depois eu tiro no banho”! – E creiam: de minha parte não há nenhum juízo de valor ao falar disso… mesmo porque nem todo mundo (quase ninguém) pinta as unhas para fotografar com “zoom e macro”  pra colocar na internet, não é mesmo?

Beatrix , da Zoya – Foto de 2014 – Presente Lindo que Ganhei da Silvia Bianchi

No meu caso… tenho que pelo menos tentar fazer o melhor. Não dá pra se dizer Blogueira de Unhas e não ter o mínimo de capricho, paciência e até perseverança na hora de limpar os cantinhos… Já tentei a famosa esmaltação americana, em que as meninas evitam encostar o pincel  com esmalte na pele.. mas faltou coordenação motora… do tipo “faltei a algumas aulas no maternal…

Vamos às dicas?

1 – Hidratar muito bem as cutículas!

Eu tenho me dado muito bem, alternando óleos e cremes na hora de hidratar as cutículas! Eu aplico o óleo, massageio delicadamente com algodão, deixo coberto com o próprio algodão ou com luvas descartáveis, agindo por uns 5 minutos!

Pode parecer estranho, mas quando você está com a pele ao redor das unhas hidratada, o palitinho desliza mais facilmente e o esmalte não adere tanto à pele. Principalmente porque ao retirar o esmalte antigo, a acetona sempre promove um certo ressecamento na pele – Aqui fica embutida uma outra dica: prefira os removedores em vez de acetona pura. E não fique esfregando o algodão desesperadamente na unha e na pele ao redor, como eu expliquei aqui.

Com uma bolinha ou um chumaço de algodão, dá pra cuidar das unhas das “duas mãos”, para que a pele fique bastante hidratada facilitando a esmaltação.

Somado a isso, na hora de dormir, nunca me esqueço de usar o queridinho de 10 entre 10 fanáticas por hidratação: O Famoso D – Pantenol – que tem diversos nomes comerciais!

2 – A limpeza preliminar (a prévia, aquela que você faz quando ainda está aplicando e esmalte, com ele antes de secar) dos cantinhos, ainda no momento da esmaltação:

Esta dica eu aprendi com a minha Amiga Juliana e sempre que posso, eu passo adiante… Porque vale muito a pena e facilita demais o processo:

Tenha na mesa de esmaltação um potinho com algodão embebido em acetona.

E use palito de osso ou plástico para contornar os cantinhos na hora de esmaltar!

Enquanto eu aplico o esmalte, eu limpo o entorno da unha e a pele com o palito de osso, que já foi encostado no algodão do potinho, antes de contornar a unha… O palitinho de osso vem com a ponta bem fina. Você deve desgasta-la com uma lixa, pra que fique mais grossinha e arredondada.

O excesso de esmalte que suja o palitinho eu torno a limpar no algodão. Volto com o palito pra próxima unha… volto no potinho… Deu pra entender?

Quando eu termino aquela esmaltação, eu substituo o chumaço de algodão e o potinho fica “pronto pra outra”

O palito de osso (pode se um de plástico também) desliza melhor que o de madeira na limpeza prévia (aquela que você faz ainda na hora em que passa o esmalte) e vem com a “quantidade” certa de removedor, que ajuda nessa fase de limpeza prévia.  E se a gente, “deita” o palito pra fora… o excesso de esmalte sai dos cantinhos e vem pra pele do dedo que está mais afastada da unha, diminuindo o risco de a gente encostar o palito na unha, na hora de limpar com algodão.

Nos salões a gente vê as toalhas e/ou as mãos das manicures todas respingadinhas de esmalte… seria uma ótima opção nesses casos também, né? Eu sou daquelas que presto atenção em detalhes… uma toalha limpinha sempre causa uma ótima impressão.

Não me dou bem com toalhas, porque sempre vem um fiapinho de tecido pra unha (já bastam os pelinhos de gato que aparecem aqui nas fotos) 😀

E limpar o palitinho na própria pele eu acho que fiz  umas poucas vezes… porque na hora de limpar a “atleta da coordenação motora” aqui borrava as unhas também…

A limpeza que eu chamo de “fina”, faço com o palito de madeira. Esse, eu já mantenho com a ponta bem mais fininha, pra poder contornar bem os cantinhos.

Eu tenho vários palitos de madeira de já deixo uns três ou quatro já com o algodão enrolado na ponta antes de começar a esmaltar, pra evitar “acidentes” com manuseio de algodão estando com esmalte “fresco” nas unhas.

Pois bem…

A esmaltação de hoje foi com o My Precious da RK – By Kiss: Por que este esmalte.. Eu estava pintando as unhas e vi que a limpeza ficou bem bonitinha (pra mim) aí me ocorreu a ideia do post.

Um Dourado que é mais discreto do que a maioria dos dourados que eu conheço e que estava aqui na caixinha, pedindo pra ser usado. Ainda tenho um Laranjão da marca pra fazer um post. Aguardem!

Ele tem pozinho dourado que se espalha um pouquinho pela pele, mas os cantinhos foram limpos sem maiores problemas!

Caso desejem mais detalhes sobre o My Precious, digam aí nos comentários, que eu faço um post sobre ele.

As dicas de limpeza dos cantinhos foram úteis pra vocês?

Na preparação deste post, incluindo a esmaltação com My Precious, foram usados os Algodões em rolo e em bola da Cotton Line.

A empresa é parceira querida e sempre presente aqui no Blog, por conta da qualidade dos produtos, antes de qualquer coisa.

Aqui em Salvador, os Produtos da marca podem ser comprados nos Supermercados da Rede Mix. 

A Linha de Produtos da Cotton Line é bastante diversificada –  e você pode detalhes sobre eles no site da marca.

Os Endereços da Cotton Line na Internet:

 

Facebook

Instagram

Pinterest

Espero que tenham gostado da dica!

Um Beijo grande!

Até a próxima!

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Seu Comentário é muito Importante!

Comentários

  • Pingback: Cores das Amigas - Bordô | Esmaltes e Coisas de Menininha()

  • Pingback: Óleo Secante - Para que serve? | Esmaltes e Coisas de Menininha()

  • Kaila Garcia

    Amei suas dicas, esses palitos são os meus favoritos! Não fique brava se eu te disser que tiro os cantinhos no banho, hahaha. A preguiça sempre fala mais alto nessa hora! =( ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Oi, Kaila! Obrigada pela visita! Seja Sempre muito Bem vinda! Menina… os mais difíceis acabam saindo no banho mesmo.. cada um tem seu jeito mais prático, né? O importante é ficar com um acabamento bom! Um Beijo pra você!

  • Adriana

    Oiiiii… vou atrás de um palito de osso 🙂 e amei a dica do algodão com acetona no potinho, muito legal 🙂 Bjs

    • Adriana! Seja Sempre bem vinda! Obrigada pela visita! O palitinho de osso vem com a ponta bem fina. Você deve desgasta-la com uma lixa, pra que fique mais grossinha e arredondada. Depois, se puder, volte aqui pra me dizer se deu certo! Um beijo!

  • Giorse Oliveira Da Silva

    Amei as dicas… e já vou atrás de um palito de osso…
    Vc sempre ajudando a gente!!!
    Beijos…

    >>Blog da Gio<<

  • Jake

    Amei as dicas Myl!
    Eu vou limpando com o palitinho enquanto aplico o esmalte (sem algodão nem nada) mas acho que vou testar essa dica ai do potinho com algodão e removedor… porque eu vou limpando ele na própria mão! rs
    A gente evolui né? Ainda bem! Eu sou chata com limpeza dos cantinhos e também é visível que eu melhorei com os anos… mas ainda chego no seu nível! 🙂
    Também não sei como postei certas fotos vendo alguns posts antigos meus!
    Beijãooo
    Jake
    Blog Jake Badulake

  • deisegaray

    Ótimas dicas, Myl! A limpeza mal feita dos cantinhos já me fez chorar quando eu via as fotos…não sei usar photoshop, e o photoscape não tem tanto recurso. Acho que uma foto com a limpeza ruim acaba com a beleza do esmalte, porque a gente só olha para aqueles borrões lamentáveis! Como é bom ver a nossa evolução, né? Minhas primeiras fotos são horrorosas, mas até engulo as atuais. Tu aprendeu muito, adoro teus cantinhos caprichosamente limpos e hidratados! Beijos

    • Oi, Deise! A limpeza melhorou bastante depois que passei a hidratar as cutículas intensivamente… todos os dias. Eu não uso alicate, e o removedor, se não for aliado à hidratação, acaba ressecando os cantinhos também. Eu ainda corro um pouquinho dos esmaltes escuro demais… mas aí já é um pouco de preguiça e a preferência por cores mais vivas! Obrigadas pelo carinho com que sempre me visita! Um Beijo Enorme!!

  • Cléo Amaral

    Eu adoro todas as suas dicas… essa do potinho achei perfeita, vou fazer.
    Bjos

    • Oi, Cléo!obrigada pelo carinho de sempre! quando testar, me conta se gostou!!! Um Beijo!!!

  • Adorei a dica do potinho com algodão molhado no removedor! Em uso um potinho com removedor e molho o palito pra ir contornando, mas sempre vai aquela sujeira para o palito!

    Comprei um palito de osso a muito tempo e nunca usei! Vou tentar!

    Beijos!

    • Obrigada pelo carinho, Paty! o palito de osso é perfeito! Basta a a gente ajeitar a ponta dele pra ficar mais grossa e redondinha! Você vai amar!

  • Pathy Guarnieri

    Myl, excelente post – como sempre! Adorei essa dica do palito de osso/plástico! Preciso providenciar um para mim! E colocarei em prática essa do algodão embebido em removedor!

    Beijo!

    coresdovicio.blogspot.com.br

  • Juliana Fonseca

    Saudades de entrar no seu blog amiga! Amei as dicas e tbm utilizo do algodão com removedor para limpar o palito….grande beijo!!!

    • Ju! Se você soubesse o quanto visitas cheias de carinho me deixam feliz, você viria todos os dias! Obrigada por ser essa pessoa maravilhosa que me incentiva ! Beijo Imenso!!